sábado, 25 de dezembro de 2010

Projeto Pedagógico

Projeto Pedagógico

Professoras responsáveis: Graça Rezende
Tatiane Gallo


Propostas que contemplam a temática étnco-racial

Justificativa: Diante da presença marcante da desigualdade racial dentro do espaço escolar, há a necessidade de um trabalho voltado para por fim a tal comportamento, além de combater o “silêncio” tão presente no ambiente pedagógico, que demonstra como agem os que não sabem lidar com o assunto. E colocar em prática o que estabelece a Lei Federal 10.639/03, que busca contribuir no processo de superação da discriminação e de construção de uma sociedade mais justa, livre e fraterna. Desenvolvendo atitudes e valores de reconhecimento e respeito mútuo. Formando novos comportamentos e posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de sua raça.


Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Artes, Geografia
Público alvo: Alunos, equipe escolar, pais e comunidade na qual a escola está inserida;

Duração : Março a Novembro do ano letivo
Objetivos:

Ressaltar importância do respeito ao diferente;
Conhecer a história da África antes da escravidão;
Promover atividades que contribuam na transformação da situação real;
Conhecer e valorizar a história dos povos africanos e da cultura afro brasileira;
Romper com a imagem negativa contra os negros e afros-descendentes;
Destacar as contribuições dos africanos para o desenvolvimento da humanidade;
Evidenciar as figuras ilustres que se destacaram nas lutas em favor do povo;
Discutir com todos assuntos sobre a questão racial;
Trabalhar de forma a melhorar as relações entre descendentes afros, europeus e outros povos;
Reconhecer a existência do racismo no Brasil ;
Valorizar e respeitar os negros e a sua cultura;
Discutir sobre o preconceito para a relação melhorar;
Por fim no mito da democracia racial;
Discutir o assunto com todos, independente da cor, raça, credo..
.

Atividades:

História:
. Textos que retratam a história da África com uma visão positiva, e não somente privilegiando as denúncias da miséria que atinge o continente;
. dramatizações que ressaltem a importância da oralidade, e dos anciãos na preservação da memória e da religiosidade;
.levantamento da vida do aluno, sua história;
. entrevistas com a comunidade ao redor da escola sobre a existência de racismo;
.pesquisar sobre a culinária, e elaborar os pratos típicos de origem africana, degustação de cardápio pelos alunos e família;

Artes
. pesquisar sobre curiosidades sobre o continente africano;
. pesquisa sobre os diferenças entre os diversos povos africanos;
. reprodução em papel machê,, argila, papelão, tinta, cola sobre as máscaras religiosas africanas;
. análise de imagens(obras de arte- Debret, Rugendas...) sobre o cotidiano da vida dos escravos;
.trabalho de comparação entre as fotografias atuais e as obras de arte da época da escravidão;
. confecção de uma boneca de pano negra;
.danças de origem afro;
. confecção com fantoches negros e montagem de uma peça teatral;
.apreciação e audição de músicas africanas;
.trabalho com obras de arte como os de Tarsila Amaral, Candido Portinari, Di Cavalcanti;


Língua Portuguesa
. confecção de mini-dicionários de palavras de origem africana, e ilustra-lo;
. trabalho com contos africanos;
. debates sobre os textos;
. reescrita dos contos e ilustração;
.dramatizações dos contos;
.trabalho com samba-enredo
.análise de comerciais, novelas... sobre a presença o papel desenpenhado pelo negro
.
.leitura e trabalho com livros infantis que valorizam a cultura e a identidade negra. Dentre eles: Menina do Laço de Fita, de Ana Maria Machado, Felicidade não tem cor, de Julio Emilio Braz, Uma Joaninha diferente, de Regina Célia Melo, Os dez sacizinhos, de Tatiana Belinky, Ao sul da África: na África do sul, os Ndebeles, no Zimbábue, os Xonas, no Botsuana, os Boximanes, de Laurence Quetin...

.análise de revistas do cotidiano sobre a presença de modelos negros e produtos para negros;
.trabalhar trechos do poema Navio Negreiro de Castro Alves;
. trabalho de interpretação com músicas. Ex: Olhos Coloridos(Sandra de Sá), Negro Zulu(Jorge Bem Jor), Negra livre( Negra Li);
.textos biográficos de personalidades: Nelson Mandela, Mártir Luther King. Zumbi, Ganga Zumba...
Matemática

. pesquisar sobre o percentual da população negra no Brasil e discutir se é correto denomina-la de minoria;
. elaborar tabelas e gráficos com os resultados das pesquisas feitas;
.
Geografia

. reconhecer e localizar no planisfério, os países africanos em que o português é a língua oficial ;
.pesquisa em grupo sobre alguns aspectos culturais desses países(usos, costumes, educação, moeda, sistema de governo
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário